top of page

#mindfulnesstododia D32 - Incerteza (2)


Um castelo de princesa, com luzes coloridas, um lago lindo, animais que cantam, uma floresta encantada, um príncipe pra te despertar do sono profundo. Pronto, agora você pode viver feliz para sempre. Tudo maravilhoso. Se não fosse um conto de fadas. Estórias como essa, que ouvimos desde que ainda usávamos fraldas, nos encorajam a viver uma vida que não é compatível com a realidade.

A vida pode ser feliz, sim, mas não é pra sempre, não é constante, não é permanente. No dia seguinte do baile com as fadas, a princesa também escovou os dentes, ficou insegura quando uma mulher mais bonita cruzou o caminho do príncipe, teve medo de morrer, de ficar doente, de não dar conta da educação dos filhos, de envelhecer, de falhar, de ser rejeitada, abandonada, de não ser boa o bastante, de não corresponder às expectativas da sociedade e às suas próprias.

Se os contos de fadas, a publicidade, os filmes, as novelas, os nossos pais, as escolas, nos ensinassem tudo isso, talvez estaríamos mais preparados pra lidar com a única realidade que não podemos contestar: SOMOS VULNERÁVEIS e isso, as vezes, dói. Quando perdemos alguém que amamos, quando nem tudo sai como planejamos, quando nos sentimos fracos, impotentes, inseguros, quando a incerteza cruza o nosso caminho. Isso é parte da vida. Mas, estamos tão condicionados a evitar o sofrimento e buscar o prazer a todo o custo, que não sabemos lidar com essas situações com maturidade emocional.

Buscamos uma válvula de escape. Ou várias. Nos jogamos de cabeça no trabalho, no álcool, nas compras, nas drogas, nos relacionamentos doentios, na comida, no cigarro, culpamos os outros, nos culpamos, explodimos, nos fechamos. Mas, invariavelmente, tudo isso, nos leva de volta pro centro, pro problema inicial, que estamos tentando evitar. Simplesmente porque não sabemos que a vulnerabilidade tem poder transformador, curativo, evolutivo. É quando nos damos conta da nossa vulnerabilidade e de que somos frágeis, delicados, sensíveis, que entramos em contato com algo que é muito maior do que nós... (continua amanhã no #mindfulnesstododia).

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page