• Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • YouTube - White Circle

© 2017 por Thais Requito. 

Afinal, o que significa
Mindfulness?

A palavra Mindfulness significa consciência e foi traduzida para o português como Atenção Plena. Trata-se de uma capacidade presente na maioria das pessoas, que pode ser desenvolvida e treinada, assim como quando aprendemos a falar. Mindfulness é, simplesmente, a habilidade de observar cada instante, com uma atitude interessada, curiosa e gentil. É estar consciente daquilo que você está fazendo, no momento em que está fazendo. Ou seja, é treinar a atenção pra que ela fique mais tempo no momento presente.

Origem e como
surgiu a prática moderna

Práticas contemplativas têm sido utilizadas há muitos séculos em diversas culturas e filosofias. A aplicação moderna de Mindfulness, no entanto, se tornou popular a partir da criação dos programas Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR, University of Massachusetts) e Mindfulness-Based Cognitive Therapy (University of Oxford), nas décadas de 70 e 90. Estes programas foram desenvolvidos, inicialmente, para complementar o tratamento de dores físicas e doenças psicológicas, mas se mostraram tão eficazes, que foram adaptados para diversos públicos e hoje são ensinados também em escolas, empresas e hospitais de diversos países e até no Parlamento Britânico.

MINDFULNESS

Praticar Mindfulness é tão simples como respirar, e pode melhorar o seu bem-estar mental e físico, reduzindo os sintomas do estresse e potencializando a sua performance.
Desligue o piloto automático e viva com mais entusiasmo, criatividade e saúde.
 
Prestar atenção tem o potencial de transformar a sua experiência.
Vivenciar plenamente cada momento, percebendo o que se passa no seu corpo e no mundo ao seu redor, oferece novas perspectivas sobre situações já conhecidas.
Desfazendo alguns
mitos comuns 

Mindfulness não tem relação com nenhuma religião, nem usa uma abordagem mística ou exotérica. Além disso, não é preciso ser flexível ou sentar de pernas cruzadas no chão. Também não é necessário mudar o seu estilo de vida, sua alimentação ou o seu jeito de ser (a menos que você queira, é claro!). Não se trata de uma técnica de relaxamento e você não precisa "parar os pensamentos" ou "esvaziar a mente". Praticar Mindfulness não vai tornar você incapaz de definir metas e se esforçar pra alcança-las. Não é complicado, nem requer condições específicas pra começar a praticar.

Como acontece o
treinamento de atenção

O treinamento de atenção é parecido com ir à academia, mas ao invés de músculos, exercitamos o cérebro. A partir da experiência direta das sensações físicas e da investigação dos pensamentos e emoções, é possível transformar a forma como nos relacionamos com atividades diárias, adquirindo a perspectiva de uma terceira pessoa. Com a prática regular, percebemos que os pensamentos vêm e vão por conta própria e que, portanto, não somos os nossos pensamentos. Em essência, praticar Mindfulness permite que você perceba os padrões de comportamento, antes que eles te “sequestrem” e te façam agir no piloto automático.

 
É possível evitar que o ritmo implacável da vida moderna sufoque a sua criatividade e a sua felicidade.
Volte a ser o protagonista da sua história e descubra uma vida mais completa, equilibrada e feliz. 
Conheça alguns
benefícios da prática

Estudos sobre neuroplasticidade apontam que o que fazemos, pensamos e como/em que concentramos nossa atenção, pode alterar a estrutura e funcionamento do cérebro. Não é à toa que a Mindfulness tem sido objeto de estudo de milhares de pesquisas ao redor do mundo: treinar a atenção pode promover mudanças de comportamento, mas os resultados podem ser observados também no seu cérebro. Após algumas semanas de prática, a atividade nas áreas do cérebro  responsáveis pelo aumento na capacidade de concentração, memória e aprendizagem, regulagem de humor e inteligência emocional, se mostram mais ativas, enquanto a que produz grande parte dos efeitos desagradáveis do estresse se "acalma". Inúmeros estudos científicos comprovaram a eficácia dessa técnica no auxílio ao tratamento de depressão, ansiedade, estresse e até dores crônicas. Outros estudos demonstram que os praticantes regulares vão menos ao médico, já que o sistema imunológico se fortalece e outras funções do corpo também se equilibram. Além disso, a memória, a resiliência, a performance e a criatividade também podem ser impactadas positivamente.

Aprenda e comece
a praticar Mindfulness
 

Os nossos treinamentos seguem os protocolos de instituições internacionalmente reconhecidas, como o Oxford Mindfulness Centre, o Search Inside Yourself Leadership Institute, Mindfulness In Schools Project e The Mindfulness Exchange.

Estes programas foram criados para  combater os efeitos indesejados da ansiedade, do estresse e da depressão, oferecendo recursos para uma vida mais consciente e feliz.

As aulas podem ser individuais ou em grupo, presenciais ou online, para público geral, escolas ou empresas, com foco em qualidade de vida, bem-estar, produtividade e carreira.

Os cursos combinam prática e teoria, para preparar os participantes pra uma jornada de autoconhecimento e pra uma vida mais completa, prazerosa e equilibrada.