top of page

8 passos para realizar seus sonhos no ano novo


Você ainda se lembra da sua lista de resoluções para 2017? Algum daqueles planos se concretizou? Ou será que você esqueceu da maioria deles assim que janeiro começou?

A cada início de ano, inspirados pela perspectiva de um novo ciclo começando, somos preenchidos pelo desejo profundo de realizar os sonhos que nos acompanham há tempos. Nos sentimos esperançosos, corajosos, capazes e semeamos aquilo que nos manterá motivados pelos próximos 365 dias: as resoluções do ano novo.

Dedicar mais tempo aos nossos hobbies, à família, à saúde, mudar de emprego, ou fazer aquela viagem dos sonhos, são alguns dos desejos comuns à maioria de nós. Muitos deles, entretanto, ficam esquecidos até que dezembro bata novamente à nossa porta. É como se a vida fosse dividida em blocos de 12 capítulos e só tivéssemos outra chance de recomeçar quando um ano termina e outro começa. Mas, afinal, o que o dia primeiro de janeiro tem de tão especial? Bem, dependendo da forma que você encara a vida, a resposta para essa pergunta pode ser “tudo” ou “nada”.

Explico: tecnicamente, todos os dias têm exatamente a mesma importância e oferecem oportunidades para você fazer aquilo que considera importante. A única diferença entre hoje, ontem e amanhã, é que o presente é o único momento em que você pode dar o primeiro passo. Em nenhuma outra ocasião, além de agora, você conseguirá colocar em prática as ações necessárias para realizar os seus sonhos para 2018.

Enquanto nos distraímos com a ideia de que seremos plenamente felizes quando, finalmente, tivermos tudo aquilo que nos falta, a felicidade vai passando, despercebida, bem em frente ao nosso nariz. Estamos tão ocupados tentando alcançar objetivos distantes, que esquecemos de celebrar os pequenos milagres que nos cercam. Mas não precisa ser assim!

Para viver com entusiasmo e alegria é preciso desacelerar e fazer as pazes com o presente, cultivando, diariamente, o compromisso com uma vida mais feliz, completa e saudável. É fundamental e urgente sair do piloto automático e (re)aprender a desfrutar de cada experiência com atenção, interesse e curiosidade.

Para começar, hoje mesmo, a viver o 2018 que você sonhou, aí vão algumas dicas:

1. Seja mais gentil com você mesmo!

Você não aguentaria, nem por meia hora, a companhia de alguém que fosse tão duro com você, quanto você é consigo mesmo em pensamentos. Esteja atento às cobranças, julgamentos e críticas que te acompanham o tempo todo. Suavize, reconheça o seu valor, o seu esforço. Fale com você mesmo como falaria com alguém que ama e quer bem, seja o seu melhor amigo. Você está fazendo o melhor que pode e não precisa ser perfeito em tudo.

2. Faça uma coisa por vez.

Sempre que puder, só comece uma nova tarefa quando tiver terminado a anterior. O que quer que esteja fazendo, que seja com atenção. Observe o mundo ao seu redor, notando as cores, formas e movimentos. Escute os sons, sinta o cheiro, perceba as texturas, o peso e a temperatura. Use o seu corpo e os seus sentidos para se apropriar de cada instante. Lembre-se de que você não é uma máquina, portanto, explore, investigue, viva, desfrute e aproveite!

3. Cuide bem do seu corpo.

Escolha alimentos nutritivos, naturais e saborosos, consciente de que qualquer coisa que você ingerir vai se transformar nas células que você vai carregar amanhã. Movimente-se e exercite o corpo de forma amigável e cuidadosa, sabendo que ele será seu para sempre. Descanse, durma bem. O corpo é a sua casa, a sua ferramenta mais valiosa. Trate-o com amor e responsabilidade, cultivando hoje o corpo que você quer ter no futuro.

4. Desacelere e desconecte-se algumas horas todos os dias.

Tire o relógio, esqueça o celular em casa, desligue o computador, deixe o carro na garagem. O mundo não vai acabar amanhã e você não precisa estar disponível o tempo todo. Perceba qual é o seu ritmo e escolha um mais lento, só para variar. Dedique algumas horas do dia para você mesmo, faça atividades que te inspiram e enchem de alegria. Se preencha de coisas boas, para, então, poder nutrir aqueles que te cercam. Faça isso por amor, a você e às pessoas que você quer bem.

5. Se apaixone pela natureza.

Observe a natureza para aprender sobre impermanência, resiliência, solidariedade, vulnerabilidade. Note que tudo se transforma, um momento após o outro. Nuvens que vem e vão, o vento, o sol, a chuva e as estações do ano são demonstrações do fluxo da vida acontecendo, diante dos nossos olhos, continuamente. Nada é permanente ou constante. Portanto, deixe ir, deixe ser, deixe estar.

6. Escolha relacionamentos que te inspiram a ser cada vez melhor.

Esteja rodeado de pessoas que te fazem bem e alimentam a sua alma. Evite as companhias tóxicas. Celebre a felicidade dos outros. Abrace, beije, namore, ame, sorria. Escute mais, fale menos. Converse com estranhos. Faça novos amigos, valorize os antigos. Dê mais uma chance — para você, para eles. As pessoas que te cercam influenciam quem você é. Escolha com sabedoria.

7. Deixe a sua criatividade se manifestar de diversas formas.

Pinte um quadro, cante em voz alta a música mais boba que lembrar. Cozinhe, organize os livros na prateleira, dance, faça arte. Invente, coloque a mão na massa. Dê um presente feito à mão, transforme uma roupa antiga ao invés de comprar uma nova. Coloque um pouco de você de volta no mundo. Você é único e que todos nós precisamos daquilo que só você faz bem!

8. Procure ser íntegro, fazer o bem e promover a compaixão.

Seja a mudança que você quer ver por aí. Não há milagre, para viver num lugar melhor, você precisa fazer a sua parte. Plante aquilo que você quer colher no jardim da sua vida. Cada pessoa que você impactar por dia, vai encontrar outras pelo caminho. Em uma semana, terão sido centenas, em um ano, milhares. Você é capaz de transformar o mundo ao seu redor. Que tal começar agora mesmo, com um ato de gentileza para a primeira pessoa que encontrar?

Se você estiver pronto para colocar algumas dessas ações em prática em 2018, você estará no caminho certo para se tornar o protagonista da sua história. Aproveite o dia de hoje (e todos os outros) para ir em busca dos seus sonhos. Tenha disciplina, coragem e consistência, a felicidade não acontece por mágica. É importante estar atento e dar pequenos passos todos os dias. A vida é urgente, portanto, viva com a alegria e a certeza de que cada instante é precioso e merece ser vivido com a mesma intensidade e entusiasmo da noite de réveillon.

Feliz ano novo! Feliz vida nova!

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page