top of page

#mindfulnesstododia D16 - Okja


Hoje a dica do #mindfulnesstododia é um filme lindo, que vai servir de pano de fundo pra eu falar sobre outro assunto primeiro: o tempo que passamos em frente à TV.

Já notou que muitas vezes você liga a TV e passa horas ali na frente, assistindo programas que talvez nem te interessem, só pra passar tempo? Puro entretenimento, como se você não tivesse nada mais bacana pra fazer?

Quando eu me dei conta disso, comecei a reduzir drasticamente a quantidade de horas que passava em frente à TV todos os dias, até que ela se tornou um objeto extinto na minha casa. Não tenho mais. Simples assim.

As vezes as pessoas me acham um pouco alienada, porque não sei o que comentar a respeito da série do momento, ou porque não estou em dia com todas as notícias sobre economia, política, atentados, celebridades, etc. Honestamente, não sinto a menor falta.

Aprendi a usar o meu tempo de forma mais criativa, lendo, produzindo, passeando. Ou simplesmente não fazendo nada - porque, sim, o ócio é importante (e fundamental) para o nosso cérebro.

As coisas que fazemos no piloto automático (como assistir TV todos os dias), não são necessariamente boas pra nós. Muitas delas são hábitos antigos, que perpetuamos por anos, ou décadas, sem nunca questionar se fazem sentido pra nossa vida atual. Por isso, anos atrás, cortei a TV e ganhei tempo extra na vida pra fazer aquilo que não cabia na agenda. A sensação é maravilhosa. Abrir mão do controle remoto e reivindicar o 'controle' da minha vida.

Mas, é claro que não estou sugerindo que todo mundo jogue sua TV pela janela ou seja radical como eu fui. Há programas realmente interessantes hoje em dia, e é possível fazer até isso com atenção plena. Por ex, escolher o que você realmente quer assistir, como se você estivesse indo ao cinema. Transformar o momento em frente à TV num evento, tomando decisões conscientes sobre quando ligá-la e desligá-la. Sem se esquecer no sofá por horas a fio, abrindo mão da vida real, que te espera fora da caixa colorida.

Pra te dar uma forcinha, deixo aqui essa recomendação de filme, despretensioso e gracioso, que assisti no Netflix.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page