top of page

Por que praticar mindfulness - Quais os benefícios da prática de mindfulness



Antes de responder essa pergunta, quero te fazer outra pergunta: Você tem ideia de quanto tempo você passa distraído todos os dias?


Mais ou menos metade do tempo. Para ser mais precisa: 47% do tempo, em média.


Você está aqui, lendo esse texto e em poucos segundos a sua mente vai viajar para longe e sua atenção vai se desviar do que se passa agora.


Isso acontece quando você está trabalhando, estudando, namorando, comendo... e impacta profundamente a sua capacidade de concentração, produtividade, criatividade, o seu bem-estar e a sua felicidade.


Foram pesquisadores da Universidade de Harvard que chegaram a essa conclusão, por meio de um estudo. Os dados que eles coletaram indicaram que passamos todo esse tempo distraídos e que isso diminui a nossa satisfação com a vida.


Em outras palavras, não é a atividade que você está desempenhando que deixa você alegre ou frustrado e sim a sua falta de habilidade de estar verdadeiramente presente.


Pensa comigo: se você estivesse trabalhando, mas quisesse estar brincando com o seu filho, será que estaria plenamente consciente e feliz? Provavelmente não. E se, momentos mais tarde, quando você estivesse brincando com o seu filho, ficasse preocupado com o trabalho que precisava ter entregado e não conseguiu... conseguiria desfrutar do momento?


Pois é... a nossa mente viaja para o passado e o futuro o tempo todo e isso pode causar sensações bastante desagradáveis.


Mas, calma, que vou te dar uma notícia boa: desenvolver a consciência plena é um dos principais benefícios da prática regular de mindfulness! E não é só isso!


A prática de mindfulness também tem sido associada com o aumento na capacidade de concentração, memória e aprendizagem, regulação do humor e inteligência emocional. Além disso, inúmeros estudos comprovaram a sua eficácia no auxílio ao tratamento de depressão, ansiedade, estresse e até dores crônicas.


Outros experimentos demonstraram que os praticantes regulares de mindfulness vão menos ao médico, já que o sistema imunológico se fortalece e outras funções do corpo também se equilibram.


Parece bom? Então fica de olho no próximo post: vou te explicar como começar a praticar!


Ah, comenta, salva e compartilha!

83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page