• Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • YouTube - White Circle

© 2017 por Thais Requito. 

#mindfulnesstododia D12 - mindful eating

July 12, 2017

Hoje vou te explicar como comer com atenção plena. É bem simples e vc pode fazer essa prática com um chocolate, uma fruta seca, ou até com um prato de comida. Pra facilitar o exemplo, vou usar uma refeição normal, como essa.

Você pode começar observando as cores, formas e curvas dos elementos que estão à sua frente. Talvez isso acione memórias e pensamentos. Sem problema, reconheça a distração e continue convidando, com gentileza, a atenção para o corpo e os sentidos. Perceba cada movimento, cada sensação. Explore, inicialmente, a visão e o tato, como se você estivesse vendo tudo aquilo pela primeira vez. Quais partes da mão estão em contato com os talheres?

O próximo passo é descobrir se esse alimento tem algum som ou cheiro, convidando o ouvido e o nariz pra entrarem em ação na investigação. Talvez o cheiro seja familiar, talvez seja completamente diferente do que você esperava. Explore isso.

Em seguida, leve o alimento em direção à boca. Primeiro, encostando nos lábios e sentindo a temperatura, a textura. Sinta o que acontece na sua boca quando a comida chega até ela. Note as mudanças que acontecem no rosto quando você coloca o alimento pra dentro. Continue investigando, enquanto você mastiga. Onde você pode perceber os sabores de forma mais marcante? No céu da boca, nas laterais da língua?

Procure cultivar interesse e curiosidade, até a hora de engolir, percebendo o impulso de engolir, todos os movimentos e acompanhe o alimento passando pela garganta. Perceba o que acontece na boca nesse momento.

Nessa hora vc pode, mais uma vez, fazer uma pausa pra notar se há alguma mudança no seu corpo, no seu estado emocional ou mental, depois de ingerir esse alimento. E continue repetindo esses passos até acabar a refeição.

Talvez você esteja pensando que levaria meses pra acabar um prato de comida. Mas quero deixar claro que não é preciso fazer isso tudo de forma super lenta. Faça tudo no seu ritmo, no seu tempo, mas traga a atenção para as sensações diretas no corpo. É isso que transforma a sua experiência.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

#mindfulnesstododia D66

September 4, 2017

1/7
Please reload

Posts Recentes