top of page

#mindfulnesstododia D21 - Decisões difíceis (2)


Ontem falei no #mindfulnesstododia sobre decisões difíceis e sobre como, muitas vezes, ficamos presos a padrões antigos porque não nos damos conta das crenças que sustentam determinados estados mentais e comportamentos.

É comum a gente se perder no emaranhado de pensamentos, que tentam racionalizar os motivos pra fazer A ou B. A mente, tentando preservar a nossa segurança e garantir a nossa sobrevivência, escolhe o convencional, o conhecido, o 'mais do mesmo'. Ainda que todo o resto do corpo diga NÃO.

Você já se sentiu absolutamente desconfortável com alguma decisão racional que tomou? Ou está infeliz no relacionamento, no emprego, na vida social, pessoal, afetiva, mas não consegue tomar nenhuma atitude porque sempre há uma justificativa mental que te faz continuar no mesmo caminho? Bom, então quero te convidar pra consultar outras partes do seu corpo.

Nós estamos tão acostumados a dar atenção para os pensamentos, que esquecemos dos outros 90% do corpo (ou mais) que estão abaixo do pescoço, recebendo estímulos e nos informando sobre o mundo ao nosso redor o tempo todo. O coração e o intestino, por exemplo, possuem neurônios, assim como o cérebro. Sabia? A quantidade é bem menor, mas, ainda assim, há "inteligência" ali. Se vc pensa que o caminho A parece melhor, mas sente um desconforto enorme no peito, um nó na garganta, frio na barriga, ..., sugiro que vc preste atenção nisso.

O corpo é sábio e te dá sinais o dia inteiro. Aquilo que vc chama de intuição, não é necessariamente místico, é o seu corpo, tentando avisar que a sua mente, nesse momento, não tá tomando a melhor decisão possível. Escute, sinta, respeite o que o corpo tem pra te dizer. É uma boa alternativa pra momentos de indecisão e incerteza. Vou falar mais sobre isso nos próximos posts.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page