top of page

#mindfulnesstododia D11 - mindful eating


Se você é como eu e fica com os olhos brilhando diante de um prato de comida, deve ter gostado de saber no post de ontem do #mindfulnesstododiaque é possível praticar atenção plena até comendo. E se você ficou se perguntando "mas como é que eu faço isso", é lógico que eu vou te explicar :)

Essa prática, que chamamos de mindful eating, facilita o processo de introdução dos exercícios dos cursos de mindfulness no dia a dia, porque não é preciso mudar nada na sua rotina. Como assim? Ué, você já come várias vezes por dia, certo? Então basta usar essas ocasiões como oportunidades de investigar as sensações físicas, um momento após o outro, assim como fazemos nas práticas formais -- vou falar mais sobre elas em outro post.

Trazendo a atenção para o presente, usando o alimento e os sentidos como âncoras, você pode descobrir formas, cores, aromas, sons e sabores, que nunca havia percebido antes. Talvez isso desperte a sua curiosidade pra explorar as texturas, a temperatura, a forma como você segura os talheres, as partes do corpo em contato com a superfície... e tudo isso acaba virando objeto de investigação, transformando a experiência em algo muito mais interessante e prazeroso do que comer na frente do computador, falando no telefone e respondendo aos email.

Além disso, comer sem atenção tem impactos negativos na nossa saúde, como a redução na percepção da saciedade (resultando no consumo de mais alimentos do que precisaríamos) e a mastigação precária, que dificulta todo o processo de digestão.

Pois é... mais uma vez constatamos: estamos no piloto automático... e com a prática de mindfulness, queremos cultivar uma nova forma de viver a vida. Como diz o Mark Williams: from existing to living (de existir, para viver). Uma mudança considerável, que merece nossa atenção, né? . . Amanhã vou colocar aqui o passo a passo resumido dessa prática. Fica de olho e chama os amigos comilões que nem eu pra praticar com a gente.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page