#mindfulnesstododia D7 - Estresse (4)


|D7| O que você vê nessa imagem? Flores e folhas? Um rosto? Ou as duas coisas, dependendo de onde foca o seu olhar?

Ilusões de ótica como essa mexem com a nossa percepção e confundem o nosso cérebro. Dependendo de onde você concentra a sua atenção, você pode ver coisas completamente diferentes. E o que isso tem a ver com estresse? Muito!

Depois de tudo o que te contei essa semana, nos posts do #mindfulnesstododia, chegamos à raiz da questão. Da mesma forma que uma imagem como essa pode se transformar em segundos, bastando pra isso, apenas, você encontrar um ângulo diferente, uma nova perspectiva, a vida também pode ser muito diferente, sem que nada seja "verdadeiramente" diferente.

Parece papo de maluco? Então, pensa comigo: se o corpo está constantemente monitorando o que se passa na nossa mente e reagindo a partir dos nossos pensamentos, se preparando pra nos proteger do perigo, em situações em que nos sentimos ameaçados, o que será que acontece se a sua percepção se modificar?

Vamos fazer um teste: tente trazer na lembrança, agora, o momento mais feliz da sua vida. Enquanto você deixa essa cena ganhar vida na sua mente, perceba se alguma coisa acontece no seu corpo e em qualquer emoção que surja. Foi bom? Imagino que sim. E você só precisou trazer uma lembrança boa na cabeça pra sentir o seu corpo responder.

Aí você deve estar se perguntando: ah, tá, então, toda vez que alguma coisa me irritar eu vou ter que ficar pensando em alguma coisa feliz? E a minha resposta pra você é: não necessariamente. Se conscientizar dos padrões de pensamentos que povoam a sua mente (e dos efeitos que eles causam em você) é o primeiro passo pra transformação acontecer.

Compreender que as suas percepções têm o poder de mudar a sua realidade, também. Pra tudo isso, é preciso estar atento, presente. E é nessa jornada que quero te levar. Vem comigo? Vai valer a pena, pode acreditar.

#atençãoplena #mindfulness #estresse

0 visualização

© 2017 por Thais Requito.