#mindfulnesstododia D4 - Estresse


| D4 |

Dá uma olhada nessa foto e me responde: o que você diria que está acontecendo no corpo do passarinho nesse exato momento? Você acha que ele está relaxado, tranquilo, aproveitando a sua laranja? Ou está atento, alerta, pronto pra bater em retirada? Segunda resposta, né? Joia. E, supondo que ele tenha que fugir dali nos próximos 2 segundos, o que o seu (mini) corpo vai precisar fazer pra preparar ele pra agir com a maior rapidez e precisão possíveis? O seu cérebro, sabiamente, mandaria o comando pra acelerar alguns processos corporais e desacelerar outros, menos importantes nesse momento.

Por exemplo, se esse passarinho fosse você, provavelmente o seu corpo priorizaria manter os braços e pernas fortes, ativos, pra você poder correr ou lutar. Além disso, você precisaria de oxigênio chegando rapidamente à partes estratégicas do corpo, por isso, a respiração aceleraria, a pressão sanguínea e o batimento cardíaco também. Simultaneamente, sistemas como o digestivo e o imunológico teriam suas atividades suspensas ou reduzidas. Isso porque, se você tiver só uma chance de sobreviver em uma situação de perigo, digerir o bife que você comeu no almoço ou combater um vírus que invadiu o seu corpo, são coisas secundárias, concorda?

O corpo, essa máquina inacreditavelmente magnífica, faz tudo isso acontecer em milésimos de segundos, pra garantir a sua sobrevivência. E quando o perigo passa, outros processos são acionados, pra fazer tudo voltar ao normal.

Essa variação entre o estado neutro e o estado de alerta/reação, é comandado, lindamente, pelo sistema nervoso simpático e o parassimpático. É importante você conhecer um pouco sobre isso, pra entender melhor o post de amanhã, em que vou falar sobre os impactos perigosos que o desequilíbrio desses sistemas pode ter na nossa vida. Fica de olho, que tem tudo a ver com estresse e doenças relacionadas (direta ou indiretamente) com ele! Esse foi o #mindfulnesstododia de hoje, marca aqui aquele amigo que tá precisando desacelerar e aprender a controlar o estresse.

#mindfulness #mindfulnessnotrabalho #atençãoplena #estresse #meditação

2 visualizações

© 2017 por Thais Requito.