Aquilo que você cultiva, cresce. Acordei hoje com um vídeo lindo que falava sobre isso. Na vida, plantou, cultivou, vai crescer. Vale pra tudo, inclusive pro seu cérebro.
O cérebro está se transformando o tempo todo, gerando novas conexões e criando ainda mais "caminhos" possíveis. Se você passar o dia inteiro resmungando, reclamando, encontrando problema em tudo, estará cultivando isso, vai crescer aí dentro. Por outro lado, se você começar a viver com atenção plena, sendo gentil, com você e com os outros, procurando beleza na simplicidade das coisas, da mesma forma, estará cultivando, vai crescer.
Não tem nada de místico nisso. Não precisa ser espiritualizado pra acreditar. A ciência já comprovou em muitos estudos: o que fazemos, pensamos e como/em que concentramos nossa atenção pode alterar a estrutura e funcionamento do cérebro. Tem até um nome bonito, se chama neuroplasticidade.
Por isso, costumo dizer que Mindfulness é como ir pra academia. Mas, ao invés de desenvolver músculos, utilizamos técnicas de atenção pra desenvolver o nosso cérebro. E não precisa virar a vida de ponta cabeça pra começar a praticar. Agora mesmo, enquanto você lê esse texto, consegue perceber que a sua respiração está acontecendo, o tempo todo? Consegue sentir as partes do corpo em contato com a superfície? Consegue se conscientizar do corpo todo sentado aqui, respirando, só por alguns momentos? Ótimo! Agora, acrescente um pouco de gentileza à sua experiência e pronto: você está praticando atenção plena.
Simples, né? E o melhor, funciona, pode acreditar!
Boa semana e boa prática!