Eu gosto muito de ficar observando as pessoas passarem quando estou em um lugar movimentado. Isso se tornou um exercício, sempre que estou esperando o ônibus ou algum amigo atrasado. Mas sabe o que me entristece profundamente? Perceber tanta gente tentando ser igual a ícones que a sociedade define como 'ideais'.
Aqui em Londres, por exemplo, as mulheres usam tanta maquiagem, que é impossível imaginar como elas seriam de cara lavada. E é a mesma técnica, que esconde isso, afina aquilo, ressalta outro pedaço. Todas ficam com exatamente os mesmos traços. Mas, se cada um de nós nasce com determinadas características, que nos fazem únicos, porque passamos tanto tempo tentando parecer com alguém completamente diferente?
Nos envergonhamos e escondemos aquilo que temos de mais bonito e precioso. No caso da maquiagem, seu rosto mais arredondado, mais anguloso, mais fino. Em outras áreas da vida, maquiamos nosso talento pra cantar, cozinhar, cuidar de crianças, contar piadas. Fingimos que nada disso é natural pra nós e viramos advogados, engenheiros, médicos, passamos a vida tentando ser presidentes de multinacional, mesmo que isso não tenha nada a ver com a gente. Ou nos enchemos de silicone, fazemos mil procedimentos estéticos malucos, aplicamos botox em tudo que é lugar. Outra vez: pra maquiar o que? Sem falar na 'moda' e no consumo excessivo: basta uma Kardashian passar tinta verde nas sobrancelhas ou decidir usar sutiã por cima da blusa, que no dia seguinte milhares de meninas do mundo inteiro copiam, afinal, vale tudo pra se enquadrar.
Nessa busca eterna pela felicidade, pra nos sentirmos pertencentes, comemos comida envenenada, que vem em latas, compramos mais do que precisamos, nos endividamos, trabalhamos mais do que nos divertimos e, pra dar conta de tudo isso, nos entupimos de remédio - pra depressão, queda de cabelo e impotência.
Achamos que somos livres, mas na verdade somos escravos dos padrões que esquecemos que podemos questionar. Por isso, eu te peço: assuma a SUA beleza, seja do SEU jeito.
Você é perfeito, lindo, completo. Você é único e isso é maravilhoso. Se aceite, se mostre, se assuma. O mundo precisa de você e dos seus talentos, não de mais um clone-zumbi. Só por hoje: seja mais você e menos o que te mostram na TV.
Texto que inspirou esse texto: http://www.pensarcontemporaneo.com/seja-inadequado-porque-nao-se-adequar-uma-sociedade-doente-e-uma-virtude/