5 passos pra viver com atenção plena


Muita gente acha que é preciso mudar completamente o seu estilo de vida pra aprender a meditar. Por isso, resumi aqui, 5 passos pra começar a praticar Mindfulness, hoje mesmo, sem complicação. Vamos lá:

1. Pause por 1 minuto, sempre que possível, e traga a atenção para a sua experiência do momento. Perceba, de forma direta, o que está acontecendo no seu corpo e no mundo ao seu redor. Use todos os sentidos para explorar as informações que encontrar - toque, cheiro, sabor, texturas, cores, formatos, sons.

2. Comunique-se com atenção plena. Realmente escute o que a outra pessoa está dizendo e perceba a tendência de interromper para oferecer um conselho ou opinião. Abra mão disso, esteja atento às informações que chegam até você, perceba como se manifestam no seu corpo. Quando disser algo, perceba os sons, os movimentos do seu corpo. Esteja presente, conscientemente, enquanto conversa com alguém.

3. Faça uma pausa para reconhecer tudo o que você já fez hoje. É comum terminarmos o dia com a sensação de que não fizemos tudo aquilo que tínhamos planejado ou que precisávamos fazer. Mas, certamente, realizamos muitas atividades durante o dia. Por menores que elas possam parecer, pause, várias vezes durante o dia, reconheça aquilo que já fez e se parabenize por isso.

4. Utilize as transições entre atividades de forma sábia. Quando se deslocar de uma reunião para outra, ou de casa para o trabalho, da sala para a cozinha, do quarto para o banheiro, esteja consciente do seu corpo se movendo pelo espaço, observe o ambiente ao seu redor, escute os sons. Aproveite para escanear o corpo com a sua atenção e perceba como está a sua respiração, se há alguma tensão. Se for possível, solte, use essas oportunidades para se centrar.

5. Faça uma atividade da rotina com atenção plena, todos os dias. Escolha uma nova atividade por semana e procure fazer com atenção. Algo simples, que você faça todos os dias, como escovar os dentes, tomar banho, levar o lixo para fora, passear com o cachorro, cozinhar, lavar a louça, almoçar. Basta trazer a atenção para o momento e experienciar a atividade a partir dos seus sentidos.

#mindfulness #meditação #atençãoplena #autoajuda #passoapasso

235 visualizações

© 2017 por Thais Requito.