TERAPIA COGNITIVA BASEADA EM MINDFULNESS
Você sabia que é possível evitar que o ritmo implacável da vida moderna sufoque a sua saúde e bem-estar? Embarque nessa jornada de autoconhecimento e descubra uma vida mais plena, completa e feliz.
Sobre o programa:
Este programa é baseado no protocolo Mindfulness-Based Cognitive Therapy (Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness), criado pelos doutores Zindel Segal, Mark Williams e John Teasdale, com o objetivo inicial de prevenir a recorrência de crises de depressão. Atualmente, porém, o curso tem sido usado, também, na promoção de saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Com duração de 8 semanas, o curso combina práticas de meditação guiadas e conceitos da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), para ajudá-lo a responder de forma mais habilidosa aos desafios do dia a dia.
Por que participar:
A prática de Mindfulness (Atenção Plena) pode trazer mudanças sustentáveis no humor e nos níveis de felicidade e bem-estar. Evidências científicas mostraram que a Atenção Plena não só evita a depressão, mas também afeta positivamente os padrões cerebrais relacionados à ansiedade, estresse, depressão e irritabilidade. Outros estudos mostraram que os meditadores regulares vão ao médico com menos frequência e passam menos dias no hospital; além de haver, também, melhora na memória e aumento da criatividade, por exemplo.
Informações gerais:
Duração: 8 semanas
Frequência: 2 horas de aula por semana
Dia e horário: Quartas-feiras, das 19:00 às 21:00 (18 e 25 de março, 1, 8, 15, 22, 29 de abril, 6 de maio) e sábado, dia 17 de abril, das 10 às 16:00 (participação opcional)
Local: Vila Olímpia, São Paulo
Quero saber mais!
Faça agora mesmo o seu cadastro ao lado para receber todas informações sobre o programa.
CONHEÇA AS FACILITADORAS

Juliana Póvoa
Juliana Póvoa é Psicóloga Clínica, Especialista em Psicodinâmica e Análise Psicodramática. Em formação em Terapia Interpessoal. Instrutora em Mindfulness Based Cognitive Therapy pelo Mente Aberta (Unifesp) e Oxford Mindfulness Centre.

Thais Requito
Professora de mindfulness e inteligência emocional, com mais de 15 anos de experiência corporativa, Thais fundou a Mindful World Group, empresa que ministra cursos e workshops para indivíduos e organizações desde 2015, na Europa e na América Latina. Thais é instrutora de Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness pelo Centro de Mindfulness da Universidade de Oxford, professora certificada do Search Inside Yourself Leadership Institute e facilitadora dos protocolos ingleses Mindfulness for Life, Paws.B e WorplaceMT. Membro da equipe de treinadores da Formação Profissional em MBCT no Brasil, oferecida pelo Mente Aberta (Unifesp) em parceria com o Oxford Mindfulness Centre, Thais é Psychological Coach, pelo Centre for Coaching, em Londres, graduada em publicidade e possui MBA pela FGV.
Depoimentos de quem já participou do programa
Prestar atenção tem o potencial de transformar a sua experiência.
Vivenciar plenamente cada momento, percebendo o que se passa no seu corpo e no mundo ao seu redor, oferece novas perspectivas sobre situações já conhecidas.

Afinal, o que significa
Mindfulness?
A palavra Mindfulness significa consciência e foi traduzida para o português como Atenção Plena. Trata-se de uma capacidade presente na maioria das pessoas, que pode ser desenvolvida e treinada, assim como quando aprendemos a falar.
Mindfulness é, simplesmente, a habilidade de observar cada instante, com uma atitude interessada, curiosa e gentil.
É estar consciente daquilo que você está fazendo, no momento em que está fazendo. Ou seja, é treinar a atenção pra que ela fique mais tempo no momento presente.

Origem e como
surgiu a prática moderna
Práticas contemplativas têm sido utilizadas há muitos séculos em diversas culturas e filosofias. A aplicação moderna de Mindfulness, no entanto, se tornou popular a partir da criação dos programas Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR, University of Massachusetts) e Mindfulness-Based Cognitive Therapy (University of Oxford), nas décadas de 70 e 90.
Estes programas foram desenvolvidos, inicialmente, para complementar o tratamento de dores físicas e doenças psicológicas, mas se mostraram tão eficazes, que foram adaptados para diversos públicos e hoje são ensinados também em escolas, empresas e hospitais de diversos países e até no Parlamento Britânico.
Praticar Mindfulness é tão simples como respirar, e pode melhorar o seu bem-estar mental e físico, reduzindo os sintomas do estresse e potencializando a sua performance.
Desligue o piloto automático e viva com mais entusiasmo, criatividade e saúde.

Desfazendo alguns
mitos comuns
Mindfulness não tem relação com nenhuma religião, nem usa uma abordagem mística ou exotérica. Além disso, não é preciso ser flexível ou sentar de pernas cruzadas no chão.
Também não é necessário mudar o seu estilo de vida, sua alimentação ou o seu jeito de ser (a menos que você queira, é claro!).
Não se trata de uma técnica de relaxamento e você não precisa "parar os pensamentos" ou "esvaziar a mente".
Praticar Mindfulness não vai tornar você incapaz de definir metas e se esforçar pra alcança-las.
Não é complicado, nem requer condições específicas pra começar a praticar.

Como acontece o
treinamento de atenção
O treinamento de atenção é parecido com ir à academia, mas ao invés de músculos, exercitamos o cérebro.
A partir da experiência direta das sensações físicas e da investigação dos pensamentos e emoções, é possível transformar a forma como nos relacionamos com atividades diárias, adquirindo a perspectiva de uma terceira pessoa.
Com a prática regular, percebemos que os pensamentos vêm e vão por conta própria e que, portanto, não somos os nossos pensamentos.
Em essência, praticar Mindfulness permite que você perceba os padrões de comportamento, antes que eles te “sequestrem” e te façam agir no piloto automático.
É possível evitar que o ritmo implacável da vida moderna sufoque a sua criatividade e a sua felicidade.
Volte a ser o protagonista da sua história e descubra uma vida mais completa, equilibrada e feliz.

Conheça alguns benefícios
da prática de Mindfulness
Estudos sobre neuroplasticidade apontam que o que fazemos, pensamos e como/em que concentramos nossa atenção, pode alterar a estrutura e funcionamento do cérebro.
Não é à toa que a prática de Mindfulness tem sido objeto de estudo de milhares de pesquisas ao redor do mundo: treinar a atenção pode promover mudanças de comportamento, mas os resultados podem ser observados também no seu cérebro.
Após algumas semanas de prática, a atividade nas áreas do cérebro responsáveis pelo aumento na capacidade de concentração, memória e aprendizagem, regulagem de humor e inteligência emocional, se mostram mais ativas, enquanto a que produz grande parte dos efeitos desagradáveis do estresse se "acalma".
Inúmeros estudos científicos comprovaram a eficácia dessa técnica no auxílio ao tratamento de depressão, ansiedade, estresse e até dores crônicas.
Outros estudos demonstram que os praticantes regulares vão menos ao médico, já que o sistema imunológico se fortalece e outras funções do corpo também se equilibram. Além disso, a memória, a resiliência, a performance e a criatividade também podem ser impactadas positivamente.