• Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • YouTube - White Circle

© 2017 por Thais Requito. 

TERAPIA COGNITIVA BASEADA EM MINDFULNESS

Você sabia que é possível evitar que o ritmo implacável da vida moderna sufoque a sua saúde e bem-estar? Embarque nessa jornada de autoconhecimento e descubra uma vida mais plena, completa e feliz.

Sobre o programa: 

Este programa é baseado no protocolo Mindfulness-Based Cognitive Therapy (Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness), criado pelos doutores Zindel Segal, Mark Williams e John Teasdale, com o objetivo inicial de prevenir a recorrência de crises de depressão. Atualmente, porém, o curso tem sido usado, também, na promoção de saúde, bem-estar e qualidade de vida. 

Com duração de 8 semanas, o curso combina práticas de meditação guiadas e conceitos da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), para ajudá-lo a responder de forma mais habilidosa aos desafios do dia a dia.

Por que participar:

A prática de Mindfulness (Atenção Plena) pode trazer mudanças sustentáveis no humor e nos níveis de felicidade e bem-estar. Evidências científicas mostraram que a Atenção Plena não só evita a depressão, mas também afeta positivamente os padrões cerebrais relacionados à ansiedade, estresse, depressão e irritabilidade. Outros estudos mostraram que os meditadores regulares vão ao médico com menos frequência e passam menos dias no hospital; além de haver, também, melhora na memória e aumento da criatividade, por exemplo.

Informações gerais: 

Duração: 8 semanas

Frequência: 2 horas de aula por semana

Dia e horário:  Terças-ferias, das 19:00 às 21:00 (8, 15, 22 de outubro, 5, 12, 19, 26 de novembro, 3 de dezembro)

Local: Moema, São Paulo

Quero saber mais! 

Faça agora mesmo o seu cadastro ao lado para receber mais informações sobre o programa.

CONHEÇA AS FACILITADORAS

Karen Cicuto

Karen Cicuto é psicóloga clínica formada pela PUC SP, com aprimoramento no atendimento de jovens e adultos pela clínica psicológica da PUC, e especialização em Neuropsicologia pelo Instituto Neurológico de São Paulo. É Mestra em ciências pela UNIFESP, tendo pesquisado Mindfulness e seus efeitos neuropsicológicos. Karen é instrutora de MBHP formada pelo Centro Mente Aberta, e instrutora de MBCT formada pelo Centro de Mindfulness de Oxford em parceria com o Centro Mente Aberta. Karen é docente da especialização em Mindfulness da UNIFESP, professora da formação de MBHP do Centro Mente Aberta e da formação de MBCT na parceria com o Centro de Mindfulness de Oxford, além de coordenar a formação de MBCT na mesma parceria.

Thais Requito

Professora de Mindfulness e Inteligência Emocional, com mais de 15 anos de experiência corporativa, Thais ministra cursos e workshops para indivíduos e organizações desde 2015, na Europa e na América Latina. Thais é instrutora de Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness pelo Centro de Mindfulness da Universidade de Oxford, professora certificada do Search Inside Yourself Leadership Institute e facilitadora dos protocolos ingleses Paws.B e WorplaceMT. Membro da equipe de treinadores da Formação Profissional em MBCT no Brasil, oferecida pelo Mente Aberta (Unifesp) em parceria com o Oxford Mindfulness Centre, Thaís é Psychological Coach, pelo Centre for Coaching, em Londres, graduada em publicidade e possui MBA pela FGV.

Depoimentos de quem já participou do programa

"Já tinha tido contato com meditação e coisas do tipo, mas o excesso de informação e contradição que existe é muito grande e confunde. O curso foi excepcional, me sinto muito melhor do que há 8 semanas atrás e muito mais direcionado."

Prestar atenção tem o potencial de transformar a sua experiência.
Vivenciar plenamente cada momento, percebendo o que se passa no seu corpo e no mundo ao seu redor, oferece novas perspectivas sobre situações já conhecidas.
Afinal, o que significa
Mindfulness?

A palavra Mindfulness significa consciência e foi traduzida para o português como Atenção Plena. Trata-se de uma capacidade presente na maioria das pessoas, que pode ser desenvolvida e treinada, assim como quando aprendemos a falar. 

Mindfulness é, simplesmente, a habilidade de observar cada instante, com uma atitude interessada, curiosa e gentil. 

É estar consciente daquilo que você está fazendo, no momento em que está fazendo. Ou seja, é treinar a atenção pra que ela fique mais tempo no momento presente.

Origem e como
surgiu a prática moderna

Práticas contemplativas têm sido utilizadas há muitos séculos em diversas culturas e filosofias. A aplicação moderna de Mindfulness, no entanto, se tornou popular a partir da criação dos programas Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR, University of Massachusetts) e Mindfulness-Based Cognitive Therapy (University of Oxford), nas décadas de 70 e 90.

Estes programas foram desenvolvidos, inicialmente, para complementar o tratamento de dores físicas e doenças psicológicas, mas se mostraram tão eficazes, que foram adaptados para diversos públicos e hoje são ensinados também em escolas, empresas e hospitais de diversos países e até no Parlamento Britânico.

Praticar Mindfulness é tão simples como respirar, e pode melhorar o seu bem-estar mental e físico, reduzindo os sintomas do estresse e potencializando a sua performance.
Desligue o piloto automático e viva com mais entusiasmo, criatividade e saúde.
Desfazendo alguns
mitos comuns 

Mindfulness não tem relação com nenhuma religião, nem usa uma abordagem mística ou exotérica. Além disso, não é preciso ser flexível ou sentar de pernas cruzadas no chão. 

Também não é necessário mudar o seu estilo de vida, sua alimentação ou o seu jeito de ser (a menos que você queira, é claro!).

Não se trata de uma técnica de relaxamento e você não precisa "parar os pensamentos" ou "esvaziar a mente".

Praticar Mindfulness não vai tornar você incapaz de definir metas e se esforçar pra alcança-las.

Não é complicado, nem requer condições específicas pra começar a praticar.

Como acontece o
treinamento de atenção

O treinamento de atenção é parecido com ir à academia, mas ao invés de músculos, exercitamos o cérebro.

A partir da experiência direta das sensações físicas e da investigação dos pensamentos e emoções, é possível transformar a forma como nos relacionamos com atividades diárias, adquirindo a perspectiva de uma terceira pessoa.

Com a prática regular, percebemos que os pensamentos vêm e vão por conta própria e que, portanto, não somos os nossos pensamentos.

Em essência, praticar Mindfulness permite que você perceba os padrões de comportamento, antes que eles te “sequestrem” e te façam agir no piloto automático.

É possível evitar que o ritmo implacável da vida moderna sufoque a sua criatividade e a sua felicidade.
Volte a ser o protagonista da sua história e descubra uma vida mais completa, equilibrada e feliz. 
Conheça alguns benefícios
da prática de Mindfulness

Estudos sobre neuroplasticidade apontam que o que fazemos, pensamos e como/em que concentramos nossa atenção, pode alterar a estrutura e funcionamento do cérebro.

Não é à toa que a prática de Mindfulness tem sido objeto de estudo de milhares de pesquisas ao redor do mundo: treinar a atenção pode promover mudanças de comportamento, mas os resultados podem ser observados também no seu cérebro. 

Após algumas semanas de prática, a atividade nas áreas do cérebro  responsáveis pelo aumento na capacidade de concentração, memória e aprendizagem, regulagem de humor e inteligência emocional, se mostram mais ativas, enquanto a que produz grande parte dos efeitos desagradáveis do estresse se "acalma". 

Inúmeros estudos científicos comprovaram a eficácia dessa técnica no auxílio ao tratamento de depressão, ansiedade, estresse e até dores crônicas.

Outros estudos demonstram que os praticantes regulares vão menos ao médico, já que o sistema imunológico se fortalece e outras funções do corpo também se equilibram. Além disso, a memória, a resiliência, a performance e a criatividade também podem ser impactadas positivamente.

Melhore sua qualidade de vide e reduza os efeitos do estresse e da ansiedade

Diversos de estudos científicos comprovam a eficácia desse curso na melhora da saúde emocional e física. Sua aplicação foi adaptada para diversos públicos e é feita em empresas, escolas, hospitais e até presídios em diversos países do mundo. 

Atualmente, o Instituto Nacional de Saúde do Reino Unido, recomenda formalmente esse programa como uma das alternativas para o tratamento de depressão.