• Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • YouTube - White Circle

© 2017 por Thais Requito. 

Mindfulness

EM 6 SEMANAS, PARA CRIANÇAS

Você sabia que a prática de Mindfulness pode contribuir para a saúde emocional e o bem-estar das crianças?
As crianças de hoje sofrem com o ritmo frenético em que vivemos e não conseguem mais desacelerar. Se tornam ansiosas, inquietas, têm dificuldade para se concentrar. Mas não precisa ser assim!
A prática de Mindfulness promove inteligência emocional, resiliência, empatia e melhora a autoestima de crianças e jovens

Sobre o curso: 

O seu filho anda agitado, ansioso, inquieto? Ele anda preocupado e com dificuldade pra se concentrar? A prática de Mindfulness pode ajudar!

Inúmeros estudos em todo o mundo comprovam os benefícios da prática de meditação na saúde, bem-estar e rendimento das crianças, impactando positivamente a sua autoestima, inteligência emocional, resiliência e empatia.

A prática de mindfulness torna as crianças e jovens mais conscientes, alegres e menos dispersos, porque oferece recursos para que eles desenvolvam habilidades importantes para lidarem com os desafios do dia a dia. Além disso, ensina sobre neurosciência e metacognição. 

O conteúdo será baseado no programa Paws.be, desenvolvido pelo Mindfulness in Schools Program, em Londres.

Para melhor aproveitamento do curso, as vagas são limitadas.

Informações gerais: 

Curso presencial, em grupo, com duração de 6 semanas.

Para crianças de 8 a 11 anos.

Quando: Quartas-feiras, das 15 às 16h30 (1, 8 e 22 e 29 de novembro, 6 e 13 de dezembro). 

Onde: Av. Ver. José Diniz, 1228 - Alto da Boa Vista, no Mukti Yoga Shala

Sobre o programa

A aula será baseada nos mais renomados programas de Mindfulness do mundo e combinará práticas de meditação guiadas e conceitos da Terapia Cognitiva, para ajudar as crianças a responderem de forma mais habilidosa aos desafios do dia a dia, reduzindo os sintomas de estresse, ansiedade. 

Conheça
a facilitadora

Thais Requito

Thais sempre foi apaixonada por desenvolvimento humano e há mais de uma década tem se aperfeiçoado em diversas técnicas de autoconhecimento, incluindo a meditação.

​Enquanto despontava em uma carreira de sucesso em uma multinacional americana, usava qualquer oportunidade para inspirar as pessoas ao seu redor a encontrarem sentido e alegria naquilo que faziam.

​Quando recebeu o reconhecimento máximo em sua carreira, o Circle of Excellence, Thais decidiu que era hora de embarcar numa nova e incrível jornada. Ela se mudou para a Inglaterra e foi a primeira brasileira a estudar Mindfulness na Universidade de Oxford, onde um dos programas mais renomados do mundo foi criado. 

​Thais foi treinada pelos profissionais mais talentosos e reconhecidos do ramo, incluindo Jon Kabat-Zinn e Mark WIlliams, se tornou coach e facilitadora de Mindfulness para crianças, adultos e empresas. 

Thais ensinou Mindfulness em centros de saúde renomados da Inglaterra, como o St Pancras Hospital e o Hammersmith & Fulham Cognitive Impairment and Dementia Service. Além disso, realizou palestras e workshops em empresas como a Microsoft, Serasa e diversas agências de publicidade no Brasil. Thais também ministrou aulas como professora convidada na prestigiosa Unifesp e na repeitada Casa do Saber. 

Atualmente, Thais atua como coach e facilitadora de Mindfulness em hospitais, universidades e empresas na Inglaterra e no Brasil, e oferece cursos para pessoas como você, que buscam uma vida mais plena, alegre e vibrante, com mais sorrisos e menos preocupações.

Prestar atenção tem o potencial de transformar a sua experiência.
Vivenciar plenamente cada momento, percebendo o que se passa no seu corpo e no mundo ao seu redor, oferece novas perspectivas sobre situações já conhecidas.
Afinal, o que significa
Mindfulness?

A palavra Mindfulness significa consciência e foi traduzida para o português como Atenção Plena. Trata-se de uma capacidade presente na maioria das pessoas, que pode ser desenvolvida e treinada, assim como quando aprendemos a falar. 

Mindfulness é, simplesmente, a habilidade de observar cada instante, com uma atitude interessada, curiosa e gentil. 

É estar consciente daquilo que você está fazendo, no momento em que está fazendo. Ou seja, é treinar a atenção pra que ela fique mais tempo no momento presente.

Origem e como
surgiu a prática moderna

Práticas contemplativas têm sido utilizadas há muitos séculos em diversas culturas e filosofias. A aplicação moderna de Mindfulness, no entanto, se tornou popular a partir da criação dos programas Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR, University of Massachusetts) e Mindfulness-Based Cognitive Therapy (University of Oxford), nas décadas de 70 e 90.

Estes programas foram desenvolvidos, inicialmente, para complementar o tratamento de dores físicas e doenças psicológicas, mas se mostraram tão eficazes, que foram adaptados para diversos públicos e hoje são ensinados também em escolas, empresas e hospitais de diversos países e até no Parlamento Britânico.

Praticar Mindfulness é tão simples como respirar, e pode melhorar o seu bem-estar mental e físico, reduzindo os sintomas do estresse e potencializando a sua performance.
Desligue o piloto automático e viva com mais entusiasmo, criatividade e saúde.
Desfazendo alguns
mitos comuns 

Mindfulness não tem relação com nenhuma religião, nem usa uma abordagem mística ou exotérica. Além disso, não é preciso ser flexível ou sentar de pernas cruzadas no chão. 

Também não é necessário mudar o seu estilo de vida, sua alimentação ou o seu jeito de ser (a menos que você queira, é claro!).

Não se trata de uma técnica de relaxamento e você não precisa "parar os pensamentos" ou "esvaziar a mente".

Praticar Mindfulness não vai tornar você incapaz de definir metas e se esforçar pra alcança-las.

Não é complicado, nem requer condições específicas pra começar a praticar.

Como acontece o
treinamento de atenção

O treinamento de atenção é parecido com ir à academia, mas ao invés de músculos, exercitamos o cérebro.

A partir da experiência direta das sensações físicas e da investigação dos pensamentos e emoções, é possível transformar a forma como nos relacionamos com atividades diárias, adquirindo a perspectiva de uma terceira pessoa.

Com a prática regular, percebemos que os pensamentos vêm e vão por conta própria e que, portanto, não somos os nossos pensamentos.

Em essência, praticar Mindfulness permite que você perceba os padrões de comportamento, antes que eles te “sequestrem” e te façam agir no piloto automático.

É possível evitar que o ritmo implacável da vida moderna sufoque a sua criatividade e a sua felicidade.
Volte a ser o protagonista da sua história e descubra uma vida mais completa, equilibrada e feliz. 
Conheça alguns benefícios
da prática de Mindfulness

Estudos sobre neuroplasticidade apontam que o que fazemos, pensamos e como/em que concentramos nossa atenção, pode alterar a estrutura e funcionamento do cérebro.

Não é à toa que a prática de Mindfulness tem sido objeto de estudo de milhares de pesquisas ao redor do mundo: treinar a atenção pode promover mudanças de comportamento, mas os resultados podem ser observados também no seu cérebro. 

Após algumas semanas de prática, a atividade nas áreas do cérebro  responsáveis pelo aumento na capacidade de concentração, memória e aprendizagem, regulagem de humor e inteligência emocional, se mostram mais ativas, enquanto a que produz grande parte dos efeitos desagradáveis do estresse se "acalma". 

Inúmeros estudos científicos comprovaram a eficácia dessa técnica no auxílio ao tratamento de depressão, ansiedade, estresse e até dores crônicas.

Outros estudos demonstram que os praticantes regulares vão menos ao médico, já que o sistema imunológico se fortalece e outras funções do corpo também se equilibram. Além disso, a memória, a resiliência, a performance e a criatividade também podem ser impactadas positivamente.

Melhore sua qualidade de vide e reduza os efeitos do estresse e da ansiedade

Milhares de estudos científicos comprovam a eficácia desse curso na melhora da saúde emocional e física. Sua aplicação foi adaptada para diversos públicos e é feita atualmente em empresas, escolas, hospitais e até presídios em diversos países do mundo. 

Atualmente, o Instituto Nacional de Saúde do Reino Unido, recomenda formalmente esse programa como uma das alternativas para o tratamento de depressão.